
Os órgãos internos são os Ovários, as Tubas Uterinas, o Útero e a Vagina.
OVÁRIOS
Em número de dois, localizam-se na cavidade abdominal, na região das virilhas, sendo um do lado esquerdo e outro do lado direito do corpo. Têm a função de produzir gametas e hormônios. Sua forma é arredondada, com cerca de 4 cm de diâmetro. Entretanto, após a menopausa, seu tamanho pode diminuir até em um quarto do seu tamanho em período reprodutivo.
A gametogênese é chamada ovogênese. Os gametas em desenvolvimento são os Ovócitos e o gameta feminino maduro denomina-se Óvulo.
Os hormônios secretados pelos Ovários agem na regulação da maturação dos Ovócitos, no desenvolvimento e maturação dos Órgãos Genitais, dos caracteres sexuais secundários e das Glândulas Mamárias.
TUBAS UTERINAS OU TROMPAS UTERINAS
Canais (também chamados ovidutos) nos quais ocorre a fecundação do Óvulo pelo Espermatozóide. Cada Tuba tem, cerca de 10 cm de comprimento.
Uma das suas extremidades é contígua ao Ovário e aberta para a cavidade peritoneal, enquanto a outra extremidade está ligada à cavidade uterina. Na extremidade próxima ao Ovário, a Tuba Uterina apresenta Fímbrias, estruturas frangeadas, que tocam o Ovário no momento da ovulação, de forma a impedir que o Óvulo caia na cavidade peritoneal.
O interior das Tubas é coberto por células ciliadas e, com o movimento dos cílios, o Óvulo é transportado até o Útero. Assim, sua função é transportar o Óvulo de cada um dos Ovários até o Útero, a fim de que ocorra a fertilização e o desenvolvimento inicial da nova vida, na sua passagem para o estágio de Mórula.
ÚTERO
Órgão oco, em forma de pera, que se localiza na pelve, entre a bexiga e o reto. Sua função é receber a Mórula e permitir que o embrião e o feto se desenvolvam.
Anatomicamente é dividido em duas partes, uma superior (Corpo Uterino) e outra inferior (Cérvice ou Cérvix ou Colo Uterino, onde encontra-se o canal endocervical, que se liga à vagina).
O Útero possui três camadas:
- Perimétrio: É a camada externa do Útero, formada pelo Mesotélio e pelo Tecido Conjuntivo, principalmente por uma membrana chamada Serosa, constituída de Mesotélio e Tecido Conjuntivo. Em algumas partes, essa camada é constituída de tecido conjuntivo sem revestimento de mesotélio, denominada apenas de Camada Adventícia.
- Miométrio: É a camada do meio e a mais espessa do órgão. Composta de fibras musculares lisas, cujas células se hipertrofiam, propiciando o aumento do Útero, durante a gravidez.
- Endométrio: É a camada interna do Útero, composta por duas partes demarcadas estrutural e funcionamente. A camada funcional é a mais espessa, fica em contato com a luz do Útero e se desprende durante a menstruação. A camada basal é a parte que se mantém e favorece a regeneração da primeira. Durante a vida reprodutiva da mulher, o Endométrio sofre alterações cíclicas que o preparam para a implantação do Zigoto (óvulo já fecundado pelo espermatozóide) e para os eventos necessários à sustentação do desenvolvimento embrionário e fetal. Estas alterações cíclicas têm relação com o ciclo ovariano, sendo que a cada fim do ciclo ocorre a destruição parcial e a descamação do endométrio como resultado da degeneração dos vasos sanguíneos, sendo então eliminado via vagina. Tal eliminação é denominada menstruação.
VAGINA
Canal musculoso que liga o Útero até o exterior. Até a primeira relação sexual, a entrada da vagina é parcialmente recoberta por uma membrana muito fina, chamada Hímen.
Quando a mulher está excitada sexualmente a parede da vagina se dilata e se recobre por substâncias lubrificantes, produzidas pelas Glândulas de Bartolin, o que facilita a penetração peniana durante o ato sexual.
A dilatação da vagina também pode ocorrer no momento do parto, é quando acontece o Parto chamado Normal, no qual o Feto passa pelo canal vaginal.
terça-feira, 27 de julho de 2010
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO - ÓRGÃOS INTERNOS
Postado por Viviane Aliaga às 09:44 0 comentários
Marcadores: cérvix, colo, endométrio, feminino, interno, miométrio, ovários, perimétrio, reprodutor, sistema, trompas, tubas, uterinas, útero, vagina
Assinar:
Comentários (Atom)