BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 26 de julho de 2009

AMAMENTAR REDUZ RISCO DE CÂNCER DE MAMA

Em Setembro/08, os principais meios de comunicação divulgaram o resultado de uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha, conduzida por pesquisadores da World Cancer Research Fund (organização que pesquisa o Câncer). Eles concluíram que mães que amamentam seus filhos por pelo menos um ano, reduzem em quase 4,8% os riscos de desenvolverem Câncer de Mama.

Nesta pesquisa foi levantado que os 12 meses de amamentação não precisam ser contínuos, ou seja, com apenas um bebê, pois amamentar dois bebês durante seis meses teria o mesmo efeito na saúde das mães.

É importante ressaltar que 4,8% pode parecer pouco, porém, quanto mais tempo a mulher amamentar, mais reduzirá o risco de Câncer de Mama.

Os pesquisadores explicaram que a amamentação diminui os níveis de alguns hormônios relacionados ao câncer, no sangue das mães. Além disso, depois do período de aleitamento, o corpo elimina células que podem ter o DNA danificado nas mamas, contribuindo para redução no risco de desenvolver a doença.

Essa pesquisa ainda apontou que a amamentação produz efeitos positivos também para a saúde dos bebês. Bebês que foram amamentados são menos propensos à obesidade, porque consomem menos calorias ou proteínas.

Em pesquisas anteriores já havia sido demonstrado que a amamentação pode diminuir os riscos de desenvolver outros problemas de saúde nas mães, como por exemplo, a artrite e a diabetes.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mães devem alimentar seus filhos apenas com leite materno até os seis meses de idade e continuar a oferecê-lo junto a outros alimentos até os dois anos de idade. Por isso, os pesquisadores recomendam mesma prática.

0 comentários: