BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ALFABETIZAÇÃO - QUAL O MOMENTO CERTO PARA INICIAR?

Com as mudanças que veem ocorrendo na educação nos últimos anos, como por exemplo, o ingresso aos 6 anos de idade no 1º ano do Ensino Fundamental, uma pergunta se tornou presente no dia a dia de pais e educadores. Qual o momento certo para a alfabetização?

Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como mera sistematização do B+A = BA, ou seja, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Como a prática de leitura e escrita era bastante reduzida, tendo em vista que grande parte da população era analfabeta, a simples consciência fonológica que permitia aos indivíduos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras, era suficiente para diferenciar o alfabetizado do analfabeto.

Porém, sabe-se hoje que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso e participação numa sociedade letrada, sendo fator fundamental para a apropriação dos saberes já conquistados. A educação formal é, portanto, a chave para a construção de uma sociedade democrática, desenvolvida e socialmente justa.


Desta forma, retomando a questão, sabe-se que entre o 5º e o 8º ano de vida é o momento ideal para que ocorra a alfabetização, mas para que isso aconteça, deve se levar em conta fatores fisiológicos, emocionais, intelectuais e ambientais. É necessário também que a criança desenvolva alguns pré-requisitos, que são percepções apreendidas antes do período da alfabetização, como: o desenvolvimento e percepção do esquema corporal; a coordenação motora grossa; a coordenação motora fina; lateralidade; orientação espacial e orientação temporal.

Outro fator importante que deve ser considerado também é que algumas crianças não amadurecem de acordo com a sua idade cronológica, umas são mais precoces, enquanto outras são mais lentas. Por isso, a escola incorre num sério problema ao utilizar o critério idade para introduzir a criança no processo de alfabetização, pois essa variável não garante o sucesso do aluno em relação às metas visadas pelos programas escolares. Além disso, como a escola é estruturada contemplando um eixo temporal único, de acordo com uma progressão linear acumulativa e irreversível, entra em contradição com a própria natureza da aprendizagem, que deve ocorrer por meio da aproximação do individuo com o objeto de conhecimento, considerando e respeitando o tempo e a individualidade de cada um.

Neste contexto, a resposta sobre o momento ideal para que ocorra a alfabetização, deve ser dada também pela própria criança, pois a alfabetização não é um processo natural do ser humano, pelo contrário, é um processo complexo, no qual o indivíduo precisa aprender o alfabeto e a sua utilização como código de comunicação. É importante ressaltar, que esse processo hoje não deve se resumir apenas na aquisição mecânica do ato de ler (codificar e decodificar), mas é preciso desenvolver habilidades para interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimentos.

Portanto, nessa fase (5 a 8 anos) é importante que pais e educadores, enquanto agentes de mediação, estejam atentos à defasagem significativa que a criança venha a apresentar em relação aos seus pares, pois existem vários fatores (emocionais e/ou patológicos) que podem desencadear um processo de transtorno de aprendizagem. Caso haja uma hipótese de que algum fator possa impedir o desenvolvimento natural da criança, é necessário buscar ajuda de um profissional especialista, para que essas dificuldades possam ser trabalhadas de forma efetiva e a criança possa vencer esses obstáculos e desenvolver-se de forma plena.


Fonte: CHICARELLI, Celeste. Alfabetização - Qual o momento certo para iniciar? Meu Bebê, Belo Horizonte, ano 5, n. 17, p. 15, mar./jun. 2011.

Observação 1: Celeste Chicarelli é Pedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia e Screener da Síndrome de Irlen.

Observação 2: A Revista Meu Bebê é distribuída gratuitamente pela Editora Meu Bebê Ltda. (www.guiameubebe.com.br)

0 comentários: