BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 6 de maio de 2011

VALORIZAÇÃO DO ATENDIMENTO INDIVIDUAL DEVE SER UM DIFERENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ao optar por deixar a criança em uma escola, a família provavelmente avaliou uma série de questões em busca da melhor opção: pensou em uma babá, pensou em algum parente e acabou escolhendo a escola. Explicando brevemente a legislação brasileira: a infância, de zero aos seis anos, tem garantido por lei o direito à educação. A legislação prevê que a criança desde o berçário, deve receber não somente cuidado, mas educação. Seja em uma escola de grande, médio ou pequeno porte.
 
Entretanto, muitos especialistas em educação acreditam que as crianças são mais bem cuidadas quando um grupo pequeno de crianças interage com poucos adultos. Quando as turmas são grandes demais, mesmo com mais adultos, não é o ideal, pois o atendimento individual fica prejudicado.

Então, quais seriam as principais vantagens de colocar uma criança  menor de seis anos em uma escola de pequeno porte que priorizam salas com poucos alunos?

A primeira vantagem está no fato de que como as escolas são espaços de socialização, onde a criança vai conviver com grupos, adultos e crianças diferentes do seu universo pessoal, com outros hábitos e valores, os espaços menores e mais aconchegantes facilitam o entrosamento e estreitam os vínculos construídos. Esses espaços viabilizam situações de socialização e até oportunizam o encontro de todos os alunos da escola em diferentes contextos.

Na escola pequena, além de toda brincadeira ter intenção educativa, a reflexão, por parte dos professores, é mais fidedigna porque ele observa um grupo pequeno de crianças brincando, isso representa um diferencial de grande peso quando pensamos no valor das reflexões sobre o comportamento das crianças em situações fora do ambiente da sala de aula.

Nas instituições de educação infantil em geral, a criança receberá todos os cuidados necessários para seu desenvolvimento, como higiene, alimentação, carinho, e estimulação física desde bebê. Quando o número de crianças é menor  esses cuidados podem ser enriquecidos com atividades  lúdicas que incluem a  arte, a música, o movimento, o brincar, ou seja, o educador tem mais tempo para estar com cada aluno.

Na educação infantil, a criança aprende a ter rotina e horários definidos, o que é muito importante para ela, que está aprendendo a construir noção de tempo e organização. Esta construção acontece de maneira mais efetiva quando mediada por um adulto que irá interpretar essas variáveis à criança.  Em uma escola pequena a intensidade e frequência dessa mediação é muito maior. Afinal, intervir com  15 alunos menores de 6 anos é mais viável e eficaz  que com 25-30 alunos.

Resumindo, toda escola oferece, ou deveria oferecer, um trabalho voltado para quatro grandes objetivos da educação infantil, que são: cuidar, educar, brincar e oferecer aprendizagem através de situações orientadas . É por tudo isso que escolas de educação infantil que priorizam poucos alunos por turma e investem em espaços diversos, devem ser consideradas como uma excelente opção para deixar as crianças, seja porque os pais precisam trabalhar, ou porque a família acredita que é o momento de iniciar a criança no ambiente escolar.



Fonte: LUCENA, Ubirani Pereira de. Valorização do atendimento individual deve ser um diferencial na Educação Infantil. Meu Bebê, Belo Horizonte, ano 5, n. 17, p. 21, mar./jun. 2011.

Observação 1: Ubirani Pereira de Lucena é psicóloga, consultora e assistente de direção do Instituto Tarcísio Bisinotto.

Observação 2: A Revista Meu Bebê é distribuída gratuitamente pela Editora Meu Bebê Ltda. (www.guiameubebe.com.br)

0 comentários: